É constituído por:
·
Texto principal composto pelas falas dos atores que é ouvido pelos espectadores;
·
Texto secundário (ou didascálio) que se destina ao leitor, ao encenador da peça ou aos atores.
É composto:
o
pela listagem inicial das personagens;
o
pela indicação do nome das personagens no início de cada fala;
o
pelas informações sobre a estrutura externa da peça (divisão em atos,
cenas ou quadros);
o
pelas indicações sobre o cenário e guarda roupa das personagens;
o
pelas indicações sobre a movimentação das personagens em palco, as
atitudes que devem tomar, os gestos que devem fazer ou a entoação de voz com
que devem proferir as palavras;
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O
teatro moderno, narrativo ou épico, põe completamente de parte as normas
tradicionais da estrutura externa.
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·
Exposição – apresentação das personagens e dos antecedentes da ação.
·
Conflito – conjunto de peripécias que fazem a ação progredir.
·
Desenlace – desfecho da ação dramática.
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* Quanto à sua concepção:
·
Planas ou personagens-tipo – sem densidade psicológica uma vez que não alteram o seu comportamento
ao longo da ação. Representam um grupo social, profissional ou psicológico);
·
Modeladas ou Redondas – com densidade psicológica, que evoluem ao longo da acção e, por isso
mesmo, podem surpreender o espectador pelas suas atitudes.
* Quanto ao relevo ou papel na obra:
·
protagonista ou personagem principal Individuais
·
personagens secundárias ou
·
figurantes Colectivas
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·
Direta – a partir dos elementos presentes nas didascálias, da descrição de
aspectos físicos e psicológicos, das palavras de outras personagens, das
palavras da personagem a propósito de si própria.
·
Indireta – a partir dos comportamentos, atitudes e gestos que levam o espectador
a tirar as suas próprias conclusões sobre as características das personagens.
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·
Espaço representado – constituído pelos cenários onde se desenrola a ação e que equivalem
ao espaço físico que se pretende recriar em palco.
·
Espaço aludido – corresponde às referências a outros espaços que não o representado.
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·
Tempo da representação – duração do conflito em palco;
·
Tempo da ação ou da história – o(s) ano(s) ou a época em que se desenrola o conflito dramático;
·
Tempo da escrita ou da produção da obra – altura em que o autor concebeu a peça.
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·
Monólogo – uma personagem, falando consigo mesma, expõe perante o público os seus
pensamentos e/ou sentimentos;
·
Diálogo – falas entre duas ou mais personagens;
·
Apartes – comentários de uma personagem que não são ouvidos pelo seu
interlocutor.
Além
deste tipo de discurso, o tecto dramático pressupõe o recurso à linguagem
gestual, à sonoplastia e à luminotécnica.
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·
Moralizadora;
·
Lúdica ou de evasão;
·
Crítica em relação à sociedade do seu tempo;
·
Didática.
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·
Tragédia
·
Comédia
·
Drama
·
Teatro Épico.
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·
Ausência de narrador.
Predomínio
do discurso na segunda
pessoa (tu/vós).
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