terça-feira, 22 de maio de 2012

Artes Plásticas


As artes plásticas são as formações expressivas realizadas utilizando técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética num dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está directamente relacionado com a evolução da espécie humana.

As artes plásticas surgiram na pré-história. Existem diversos exemplos da pintura rupestre em cavernas. Até os dias actuais há sempre uma necessidade de expressão artística utilizando novos meios. É nas artes plásticas que encontramos o uso de novos meios para a criação, invenção e apreciação estética.

Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remédios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, (Málaga, Espanha, 25 de Outubro de 1881 — Mougins, França, 8 de Abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

 

  Pablo Picasso, “Femme avec une Fleur”, 1932

Georges Braque (Argenteuil, 13 de maio de 1882 — Paris, 31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês.

 


   Georges Braque - Yellow Seacoast.

José Sobral de Almada Negreiros (Trindade, 7 de Abril de 1893 — Lisboa, 15 de Junho de 1970) foi um artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista português ligado ao grupo modernista.

 


Auto-retrato- José Sobral de Almada Negreiros

Amadeo de Souza-Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 – Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor português. Pertence à primeira geração de pintores modernistas portugueses.

 

  Amadeo de Souza- Cardoso

Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita ou Guilherme de Santa-Rita, mais tarde passaria a chamar-se apenas, Santa-Rita Pintor (Lisboa, 1889 - Lisboa, 29 de Abril de 1918 (29 anos)) foi um pintor e escritor português, considerado o introdutor do Futurismo em Portugal.

   Santa-Rita Pintor.

Sem comentários:

Enviar um comentário